Objetivo

Com o propósito de ir mais a fundo nas questões psicológicas, que ao meu ver é o que realmente faz a diferença, criei este outro blog: Evolução da Consciência
OBS: Não será postado nada novo neste blog, apenas no novo.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Manifestação de Porto Alegre (13/06/2013)

"Enquanto centenas de pessoas realizavam o protesto de forma pacífica, um pequeno grupo de cerca de 20 pessoas deixava rastros de vandalismo que geraram vaias de grande parte dos manifestantes. Contêineres de lixo também foram derrubados."
- Zero Hora

Ao voltar da "manifestação contra o aumento da passagem" que estava acontecendo em Porto Alegre(13/06/13), eu estava refletindo sobre o impacto dela, e uma das coisas que me chamou muito a atenção foi o mantra que as pessoas repetiam, "o amor acabou, o brasil vai virar turquia".
O que isso deveria expressar exatamente? Me pergunto se esses pseudo anarquistas, e pessoas que só seguem a onda, acham que o caos ira trazer "justiça" de alguma maneira.
Não percebem a ineficiência do que estão fazendo. Quando pedi para uma guria não derrubar a lixeira, ela respondeu, "você está me oprimindo!". Quando ficamos tão cegos em nossa própria dor e raiva, não conseguimos ver a dor dos outros, e se vemos, não levamos em consideração, pois quem vai limpar a sujeira, juntar os cacos de vidro, pagar a conta dos danos em carros estacionados, não são os políticos e CEOs de empresas, mas será uma pessoa na qual ela deveria estar chamando a atenção e não assustando com sua violência, além do mais, isso só da motivo para mídia falar mal, direcionar o foco para o vandalismo.
Mas talvez mais importante ainda seja a questão que Martin Luther King destacou, "o que me preocupa não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons". Pessoas que viam essas situações acontecendo e não falavam nada, alguns até mesmo incitavam a raiva.
Percebi que as pessoas apenas seguem, em sua mente dizem para si mesmos, mesmo que de maneira inconsciente, "me diga para onde ir", isso é extremamente simbólico.
Liberte-se do Sistema através da sua Evolução da Consciência
A falta de organização nem seria um problema se não houvesse destruição.
"Faça o que quiser, é o todo da lei", mas tudo que quiser terá consequências, então escolha com sabedoria o que quer. Somos livres para escolher, mas prisioneiros das consequências.
Destruir tudo que vê pela frente, até mesmo carros e ônibus com pessoas que deveríamos cativar, não é nada mais nada menos que estupidez.
O amor não acabou e não estamos na Turquia! Nosso caso é diferente, pois a "opressão" que muitos falam, é muito diferente da situação dos outros países, o problema do Brasil é a SUBMISSÃO!
Eu entendo que existe muita raiva e frustração contida por décadas de corrupção, manipulação e controle exercido sobre nós, mas então que use essa energia na organização de um novo sistema.
"O segredo da mudança está em não focar sua energia lutando contra o velho, mas em construir o novo" Sócrates.
O amor é importante, a empatia é aquilo que nos une! Divididos somos fracos, somente unidos temos força, mas não força bruta, a força da organização, esse é o verdadeiro poder popular, poder não é agir como animais desesperados.
Agindo assim estaremos a merce da velha estratégia que as elites sempre usaram para nos controlar: Dividir e Conquistar.

Foto da policia correndo atrás dos manifestantes.
Pra finalizar, há um acontecimento que gostaria de dividir. Entendo que em São Paulo e no Rio a policia agiu de maneira estupida,(e criminosa: Policia quebra vidro da própria viatura) mas em Porto Alegre, os policiais só entraram em ação após ALGUNS dos manifestantes começarem a depredar lotações, ônibus e carros(que são DO POVO). Eles observaram parados, enquanto os manifestantes quebravam os vidros de Bancos! Eu fiquei pasmo com isso. Mas infelizmente as pessoas não tem noção do que estão fazendo, apenas fazem sem pensar nas consequências.
Resultado: A manifestação foi dispersada pela pressão da policia, e pra variar, a mídia focou na violência, que foi desnecessária. Estou falando desse caso especifico.
Importante dizer, que cabe a nós, cidadãos, impedir que outra pessoa quebre patrimônio publico ou privado. Precisamos nos impor! Mostrar que nosso movimento não é pra isso, é pra conscientizar!

Particularmente não me importo que quebrem os bancos, pois eles representam o controle financeiro, e esse simbolo sendo destruído representa algo... Mas quebrar veículos, paradas de ônibus e lojas, não representa nada, apenas demonstra ódio e estupidez, justamente os atributos que a elite controladora gostaria que fosse padrão nas pessoas, pois assim somos manipuláveis.

Pra deixar claro, não estou desmerecendo de forma alguma a manifestação, apenas destacando alguns pontos que podem ser melhorados para sermos mais eficientes.

Certa pessoa comentou na pagina dizendo que não é momento de criticar pois o povo está reagindo, mas então, esse é exatamente o momento para estarmos abertos a criticas para evoluirmos. Precisamos ser uma metamorfose ambulante, pois os paradigmas sociais estão mudando.



Artigos Relacionados:

10 comentários:

  1. Perfeita colocação! Na íntegra!
    Há mais de 01 ano venho levando aos parcos leitores e ouvidores o alerta de que o inimigo agora é outro. Que as conquistas já se deram e não soubemos administrar a preciosa herança recebida: um País justo e livre sob a égide de um Estado Democrático de Direito. Assim, se faz necessário o travar desta nova Batalha, mas, sem pelejas, pois a Batalha, agora, é MORAL! Mas é preciso saber o que se quer para que se faça as exigências certas, senão, não haverá legitimidade nesta ação tão esperada e o resultado poderá ser desastroso. Consciência!!!

    ResponderExcluir
  2. De qualquer forma, a desigualdade cultural e econômica é evidente e se reflete na forma de reagir e protestar contra os abusos dos governos. O povo em geral sobrevive fora da internet, sem informação verdadeira, sem uma referência e começa a se guiar por si mesmo ou se deixa orientar por interesses duvidosos enqto as pessoas mais conscientes e capazes estão apenas no mundo virtual, não estão demonstrando o seu descontentamento nas ruas onde a notícia acontece e a nossa voz pode ser ouvida pacifica e ordeiramente. Estamos sendo omissos e acomodados sim e urge que mudemos isso!

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto. Quem faz baderna acha que está fazendo algo útil e não percebe que está só descarregando raiva em algo que não é o real problema.
    Quebram vidro de lojas de pessoas que não tem nada haver e dependem daquela loja pra sobreviver (como eles dependem de seus empregos).
    Quero ver se esses manifestantes ficariam feliz se algum manifestante quebrasse o vidro do carro deles. Agir assim é igual ficar com raiva do meu chefe e jogar pedra
    na casa do meu vizinho. Claro, não estou falando que tenho que jogar pedra na casa do seu chefe, mas quero mostra que a culpa não é seu vizinho, cachorro,
    ônibus na rua, policiais, a loja bonita da esquina, a lata de lixo. O verdadeiro culpa é um sistema gigante formado por mega-coorporações. Como os imbecis não
    conseguem enxergar isso quebram a primeira coisa que verem na frente. São capazes até de jogar pedra no próprio pai se ele aparecer lá falando alguma coisa. E falar
    que ele é opressor. Se acham libertos do sistema (da matrix) e não veêm que cairam em outra matrix. Assistam o filme Revólver e vocês saberam onde está o verdadeiro inimigo.

    ResponderExcluir
  4. As vezes somente depredando e fazendo caos, é que conseguimos que nos escutem. Se não, será apenas mais uma marcha insignificante, onde os políticos nem vão ter consciência do que está acontecendo e não vão dar a mínima importância.
    Desta maneira, pelo menos, estamos pondo alguma preocupação neles. Pois eles sabem como foi o clima da ditadura, foram eles -que estão no poder- os responsáveis para o fim dela, e temem que nós façamos algo parecido.
    A forma de protesto que você, que escreveu este blogg, está propondo, nunca existiu e só poderá existir quando a humanidade evoluir muito mais em termos de o Poder passar ter mais compromisso e compreensão para com a população. Pois veja na história, todas as revoluções, protestos e manifestações que realmente conseguiram mudar, teve o uso de algo que impactou o poder.
    A gente não gosta da corrupção, dos preços do ônibus, da desigualdade social, dos salários absurdos dos deputados, o salario reduzido da população e muitas outras coisas e mesmo assim eles continuam a fazer o jogo deles sem se preocupar conosco. E Eles não gostam que façamos vandalismo então, assim como eles, nós devemos continuar a fazer o que eles não gostam até que algo realmente mude. Portando, VAMOS QUEBRAR TUDO!! Até que se chegue a algum acordo.


    ResponderExcluir
  5. QUEBRAR TUDO só tende a desmerecer o protesto e deslegitimar tudo que esta sendo feito. A violência só gera violência por mais brega que tal frase possa parecer. E usar fatos históricos para justificar o emprego de violência não esta correto, pois, a aniquilação de milhões de pessoas foi com base nesse pensamento e é um pretexto maravilhoso para que o Estado use sua força e seu poder para coagir TODAS as pessoas, tendo em vista que alguns estão agindo com raiva e sem razão, depredando patrimônio que no final das contas é público. Esse é um novo século, são novos pensamentos, caminhamos para um novo rumo, portanto, não devemos repetir erros do passado que apesar de terem alcançado o fim pretendido(e isso também não esta totalmente correto, pois, poucas das revoluções no mundo efetivamente alcançaram o fim pretendido) dizimaram milhões e milhões de pessoas sob o pretexto de que sem violência nada se resolve. Tal assertiva não pode estar mais equivocada. Não há desfecho amigável mediante o emprego de violência e o resultado SEMPRE é catastrófico. Há um vencedor e um perdedor. Nos dizeres de Saramago, a alternativa ao neoliberalismo é a consciência social e garanto que queimar lixeiras e ônibus nada tem a ver com tal palavra. O diálogo pacífico, racional e humano é a chave para mudarmos o MUNDO. A violência, depredação, raiva e irracionalidade são para deixarmos como esta. Cabe a nos escolhermos qual a melhor solução. Mudar ou deixar como esta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É como vejo também. Não dá para desconsiderar o sofrimento e falar que sangue é necessário,é a mesma bélica que para uma bala que vende tem valor e um corpo que tomba é apenas um número, isso é coisa de psicopata que não tem capacidade de sentir a dor do outro e convive sem mesmo lembrar disso. Também acho absurdo ir no passado para copiar modelos, sendo que hoje é diferente, é uma época de tecnologia, de inteligência, de comunicação, tudo que pode facilitar uma organização e interação entre os povos e um bem do Planeta. Não vejo gente quebrando coisas e queimando coisas fazendo diferente do velho modo equivocado de entender o poder.

      Excluir
  6. ALGUNS DOS ORGANIZADORES JÁ ESTÃO PARTICIPANDO DE PROGRAMAS NAS MÍDIAS TRADICIONAIS, O MOVIMENTO JÁ ESTÁ CONTAMINADO, CONTINUANDO ASSIM......
    JÁ SABEMOS ONDE ISSO VAI TERMINAR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se entendi o que tu quis dizer, mas ainda assim, cuidado com essas pseudo certezas, tu não sabe onde isso vai terminar, haja de acordo, esteja no momento, certezas em geral são estupidez mascaradas de sabedoria.

      Excluir
  7. A educação como verdadeira luz. Nenhuma civilização prosperou sem educação e não falo aqui somente em termos técnicos e sim espirituais. Sem respeito pelo próximo, amor pela natureza e pelos fracos não evoluiremos. Apenas teremos riquezas materiais, ilusão daqueles que tem como dinheiro coisa mais importante que tudo. A nossa sociedade é escrava do dinheiro e como tal nasce,cresce, vive e morre por isto.Até quando esse monstro continuará nos devorando? Esta é uma questão que me atormenta, sabendo que a perspectiva de mudança não me vislumbra no horizonte.O que me parece é nós seres Humanos concordamos com tudo isto, desejando sermos da elite dominante do dinheiro,poder e glória não acreditando em nada mais.Não sou uma pessoa pessimista e também nem tolo, apenas vejo a humanidade importando-se com futilidades absurdas.A único alento que vejo seria a verdade individual, a morte do corpo material e a liberdade espiritual, a verdadeira verdade.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...