Objetivo

Com o propósito de ir mais a fundo nas questões psicológicas, que ao meu ver é o que realmente faz a diferença, criei este outro blog: Evolução da Consciência
OBS: Não será postado nada novo neste blog, apenas no novo.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Explicação sobre Meditação


ESTA POSTAGEM FOI EDITADA E POSTA NO NOVO BLOG, LINK ABAIXO:


*** *** ***
Certa vez perguntaram à Buda:  “O que você ganhou meditando?”
Buda respondeu:
“Nada.”
"Contudo", disse Buda, “Deixe-me lhe dizer o que eu perdi.
Raiva, ansiedade, depressão, insegurança, medo da idade e da morte.”

“Lembre, você não medita para ganhar algo, mas para abrir mão de algo. Nós o fazemos, não com desejo, mas "deixando ir". Se você quer algo específico da meditação, não encontrará; não será capaz de encontrar. Mas, quando seu coração estiver pronto, a paz virá procurando por você.”
- Ajahn Chah

"A verdadeira meditação é abandonar a tentativa de manipular a experiência."
- Adyashanti

O que é realmente importante de se compreender sobre meditação é que não é o ato de meditar em si que importa, mas o estado de consciência que a meditação ajuda a assimilar e fortificar na nossa estrutura mental.
É a conexão com a essência(pura consciência) que ela vai revivendo momento após momento.

 Meditação: Antes e Agora.

A Arte de Meditar - Alan Watts



O que é meditação e como praticar?
Não tem como definir a meditação, é diferente pra cada pessoa. O "mundo" é subjetivo, ou seja, depende do ponto de vista do observador. E meditação é algo que se busca dentro, não existe um manual.
O que eu entendo pelas minhas experiencias é o seguinte: O único momento que existe é o agora, o passado são só memorias, e o futuro são projeções baseados nas memorias passadas. Enquanto nós estivermos usando esses mecanismos mentais não podemos nos conectar com a "fonte", a sua essência, a parte mais elevada de você. Pensamos constantemente sobre coisas, preocupados com o passado, preocupados com o futuro, acabamos por não viver o presente. Isso é mais profundo do que dizer só "eu estou aqui e agora", é preciso realmente compreender essa frase em todas camadas no seu interior. A nossa verdadeira "alma" é o observador, o resto são ações da mente. O seu verdadeiro "eu" é o que observa momento após momento, infinitamente. O agora é realmente uma força poderosa, assim que o individuo disse sim para o instante, a afirmação se torna contagiosa. Explode em uma cadeia de afirmações que não conhecem limites. Dizem sim pra um instante, é dizem sim pra toda existência.
Algumas pessoas podem achar estranho eu estar postando sobre meditação, sobre Chakra, e espiritualidade em um blog que fala sobre "o sistema", mas na verdade é justamente esse tipo de informação que é importante ser disseminada.
Muitas pessoas passam tanto tempo estudando sobre a "maquina" que acabam esquecendo de si próprios, e se tornam a própria maquina.
Aqueles que controlam os sistemas não querem uma sociedade de pessoas pensantes que conhecem a si próprias na sua mais profunda complexidade (e simplicidade ao mesmo tempo, pois nós que complicamos tudo), não querem pessoas espalhando mensagens de amor e união e autoconhecimento. Pessoas que conhecem a si próprias, entendem melhor as pessoas e o mundo, assim teríamos mais consciência para nos unir e melhorar o mundo. Em uma sociedade unida não há guerras, não há fome, não há desigualdade, eles sabem que o poder é do povo, sempre foi, sempre será, por isso eles usam mentiras e jogos psicológicos pra nos induzir a inúmeras ilusões egoicas. Por esse motivo é vital que se de ênfase na busca do conhecimento interior mais do que no exterior.

Abaixo algumas citações do Osho (título de reverência concedido a certos mestres na tradição Zen do Budismo) Bhagwan Shree Rajneesh junto com uma sequência de videos explicando a meditação de modo avançado.

"Dizer alguma coisa sobre meditação é uma contradição. Meditação é algo que você pode ter, que você pode ser, mas por sua própria natureza não é possível dizer o que ela é.

Meditar é não fazer absolutamente nada, seja física ou mentalmente. Se você começar a fazer alguma coisa, estará movendo-se para fora de seu centro. Quando estiver apenas sendo, isto é meditação. Não é possível fazê-la, não é possível praticá-la. É preciso apenas compreendê-la.

Sempre que você conseguir, pare todo o resto e encontre tempo para apenas ser. Após ter experimentado esse estado de tranqüilidade, aso poucos você começará a fazer coisas, mantendo-se alerta para que seu ser não seja perturbado. Isso não significa que você tenha que fugir da vida: você se torna o centro do ciclone.
Sua vida continua e, na verdade, torna-se mais cheia de alegria, com mais visão e criatividade. Ainda assim, você está nas nuvens, um observador nas montanhas, apenas vendo o que ocorre ao seu redor.

Meditação não é ciência, não é arte, não é trabalho - é jeito. Brinque um pouco com a idéia de que não está fazendo nada. Um dia você se surpreenderá: ela terá acontecido. Basta esperar o momento certo.

Dizem que devemos agarrar as oportunidades. Pois eu digo o contrário: continue aberto à meditação e, quando o momento chegar, quando você estiver realmente relaxado e aberto, a meditação irá agarrá-lo. E depois disso não o deixará mais.
"
                                                                                                                    Osho Bhagwan Shree Rajneesh




Veja também: 

Sugestão de como meditar:


Qualquer momento pode ser uma meditação, meditar é observar, essa é a essência. esse vídeo tenta explicar como é meditar, não se preocupe de fazer exatamente como o vídeo fala, tudo tem seu tempo, a posição de meditação pode ser a que você quiser e se sentir confortável, mas é recomendado que mantenha a coluna inclinada para evitar sonolência.
Não é necessário parar de pensar como sugere o narrador, isso acontece com o tempo, não tenha pressa.


Introdução
Parte 2
Parte 3
Parte 4

27 comentários:

  1. Parabéns pelo post. Já coloquei um link no meu blog.
    Estamos juntos!
    Abraços,
    Ale.

    ResponderExcluir
  2. Olá Resistência.

    Quero agradecê-lo por ter escrito esta postagem, que na minha opinião foi uma das melhores. E pensar que a Elite (Pois a midia conseguiu vulgarizar a palavra "Illuminati") esconde nosso verdadeiro proposito e capacidade.

    Por falar em vulgarizar, como dizem no termo pejorativo: "A coisa está feia" aqui em casa. :D

    Pois bem, acontece que neste fim de semana que passou (Dias 24 e 25 de setembro) meus pais alugaram manipulação para assistir, me convidaram e eu recusei e eles assim começaram a praguejar dizendo que eu deveria esquecer esses fatos sobre a Elite, apenas ignorei. O fato é que nas últimas horas do tal fim de semana, eu estava pensando em trocar o meu MaisDinheiro Ruindows (Microsoft Windows) por um Linux, que é gratuito, e minha mãe possui certos documentos, apostilas digitais e programas de digitação que ela considera importantes, pois bem: Nessas últimas horas ela e meu pai estavam jogando PlayStation 3 (Um lixo), e eu disse:
    - Talvez irei trocar nosso sistema operacional por um Linux, que é gratuito e de código livre.
    E ela logo praguejou:
    - Se você danificar meus documentos deixarei você trancado no quarto.
    E meu pai entra na história:
    - Ele começou com essas frescuras de software de código aberto apenas por não possuirem ligação com os "Illuminati", trabalhe que você ganha mais - Disse zombeteiramente.
    - O trabalho apenas alimenta o Capitalismo - Eu disse.
    - Então levante-se e vá para a igreja.
    - A religião é uma forma de manipulação.
    - Se revidar mais uma vez...
    - Onde está minha liberdade de expressão então?
    E assim aquele fim de semana terminou.

    Aliás, alguns já devem ter notado que meu e-mail foi cancelado, pois bem, eu só notei ao entrar. :D
    Além disso, creio que posso viver muito bem sem e-mais, menos uma preocupação para diminuir nosso tempo.
    Ontem (28 de setembro) recebi uma ligação de meu tio, uma das únicas pessoas que posso me abrir pois ele parece me entender, ele disse que um antigo amigo meu que não me recordo o nome, pois meus e-mails foram cancelados, queria adiciona-lo para contato, e mais tarde o mesmo teve seu canal do Youtube cancelado, e então após o relato, meu tio disse:
    - Quem sabe, até mesmo eu posso estar sendo investigado.
    E eu disse:
    - Pois é... A coisa ainda vai piorar se nada for feito.
    E assim eu e meu tio nos despedimos.


    Att. ADFENO
    Tenha um bom dia.

    ResponderExcluir
  3. Pois é amigo, não ta facil pra ninguem, preste atenção nesse detalhes e tente entender oque existe por tras, as pessoas agem como agem por um motivo, a paciencia é um dos maiores aprendizados a serem retirados dessa vida para todos nós. Não podemos "salvar" o mundo da noite pro dia, é um processo lento e temos que aceitar o livre arbitrio das pessoas. Boa sorte na caminhada, abração.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo, te entendo, sei como é tentar abrir os olhos das pessoas e ver que é em vão, dá uma frustração enorme, mas devemos nos preocupar com os que estão abertos e receptivos ao despertar, se quiser um amigo para conversar sobre esses assuntos, pode contar comigo, abraço!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado por entenderem minha situação.

    Silvano, agradeço sua compreensão, mas como já havia falado, meus e-mails foram cancelados e não pretendo fazê-los novamente para serem cancelados novamente, espero que entenda.

    Mas, de qualquer modo, muito obrigado, e como diz meu tio: "É isso aí... E a vida segue".

    Aliás, quase esqueci de perguntar, sei que é uma questão difícil pois pode ser muito pessoal, mas de qualquer modo:

    Silvano, como sua família trata você quando a Elite é inserida nas conversas?

    Se quiser responda, se não quiser não se preocupe, eu entenderei.


    Att. ADFENO
    Tenha um bom dia.

    ResponderExcluir
  6. Olá para todos.

    ATENÇÃO: Este comentário pode não agradar religiosos, mas cabe a você aceitá-lo ou não, assim como respeito sua posição, tal como espero de você o mesmo, grato.

    Mais um fim de semana difícil, minha família fez uma festa no sábado (Dia 1º de outubro), dois tios que sabem sobre a Elite compareceram.

    Conversamos para colocar as informações em dia, Elite, agenda, manipulação, medicina natural e antiga, meditação, e claro... Algumas desavenças com o resto da família.

    Pensando um pouco sobre o capitalismo e formas de se libertar dele, eu disse aos meus tios mais próximos que poderíamos formar uma colônia independente, mas seria necessário que todos (Incluindo você , caro leitor) tenham conhecimento necessário sobre sobrevivência, para então nos encontrarmos em determinado lugar

    A questão é, se apenas o Brasil deixar de alimentar o capitalismo, ele será atropelado e a nação será taxada como louca.

    Além disso, existem poucas áreas naturais e com condições de vida e agricultura, e essas por sua vez são de propriedade de alguém.

    Como pode ver, a situação complica ainda mais com o passar do tempo.

    Já neste domingo (Dia 2 de outubro), eu e meus pais estávamos falando sobre "meu futuro", e pelo que pude notar, eles querem que eu trabalhe (Querem que eu alimente o capitalismo, querem que eu fortifique ainda mais minha própria prisão), querem que eu chegue em casa e assista manipulação, e depois coma mais manipulação e vista manipulação para assistir manipulação na igreja.

    Sinceramente não sei o que fazer... Mas não se preocupe, eu não ignoro eles, não os culpo por serem gananciosos como são.

    Estou em dúvida entre arriscar formar uma colônia independente (Precisando assim de um despertar e libertação coletivos das pessoas que sabem sobre a Elite), ou ficar alimentando o capitalismo para garantir meu sustento e divida eterna.


    Att. ADFENO
    Tenha um bom dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adfeno,

      Apreciei bastante suas colocações. Percebo que possui a mente aberta e vê o mundo de uma forma relativamente esclarecida. O que percebi é que você está sendo muito radical. Você está sendo muito rígido ao expor suas idéias para as pessoas. Nesta sua abordagem, quando dois países possuem idéias diferentes a única forma de resolverem é entrando em guerra.

      Você não muda os outros pela afrontamento, medindo forças. A única coisa que percebo, é que você está formando é inimigos familiares. Ao dizer, "você está errado", está apenas alimentando o egoísmo, orgulho, raiva e instindo de defesa das pessoas. Por mais que tenha boa intenção e coerência em suas palavras, a única resposta que terá é um contra-argumento, uma defesa do ego, mesmo que não tenha coerência.
      Não convencerá ninguém desta forma. Você não pode impor verdades, assim vai estar agindo da mesma forma que os manipuladores, mas sim agir com diplomacia e ações bem pensadas. Gandhi com seu protesto pacífico conseguiu libertar a Índia.

      A única forma de modificar a forma de pensar é pela confiança e pelo amor. Você deve passar segurança no está dizendo, mostrar maturidade, responsabilidade e que sabe o que está fazendo (e não a imagem de um moleque rebelde que está de mal com o mundo). Em vez de abordar os efeitos negativos dos velhos hábitos, pq não explora mais nos benefícios de não cair na manipulação e alienação? Você está mexendo com prazer, com emoção, hábitos centenários, deve ter cautela. Para que possam mudar, é necessário verem na prática que este novo estilo de vida realmente irá mudar a vida deles para melhor. Planeje suas ações, aja com bom senso. Conquiste a confiança com amor, com exemplo, exposições esclarecedoras e com ações inteligentes.

      Outra coisa é sobre o capitalismo. Não é o melhor sistema, aliais é um dos piores. O que acontece é que ele que está implantado. Para tudo precisamos de dinheiro, não há para onde correr, então radicalismos também não irão solucionar. Até para fundar uma comunidade alternativa você precisa de dinheiro para comprar terreno, construir as casas, entre outras coisas. Enfim, o melhor é utilizar o capitalismo a nosso favor. Você pode conhecer outras culturas com viagens, adquirir livros novos, participar de cursos e eventos, alavancar idéias com relação ao sistema, são muitas coisas positivas que pode conseguir com dinheiro, fora da alienação da sociedade.
      Dinheiro é acúmulo de energia, de esforço. Se ele for utilizado de maneira consciente, pode ajudar muito. Se você não utiliza para comprar eletroeletrônicos da moda, objetos fúteis, para os lazeres inúteis, entre outros, e somente utilizar para necessidades básicas da vida, não necessitará trabalhar tanto e ainda sobrará muito dinheiro. Com isso sobrará energia (dinheiro) e tempo para fazer o que realmente acha que é de valor nesta vida. E poderá juntar uma poupança para conseguir concretizar a colônia independente idealizada.

      Substitua o radicalismo pelo discernimento, por ações inteligentes e eficazes e terá uma vida melhor.

      Excluir
  7. Só hoje conheci o blog. Mas parabéns. Adoro Osho e pelo visto vou gostar muito do seu blog.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo,eu sei que faz tempo que você postou,mas quero ajudar e ajuda é sempre bem vinda^^
    Bom,primeiro de tudo Olá ,espero que você tenha tido boas festas..
    Quanto ao seus pais quererem que você trabalhe..hmm,tem alguma coisa que você GOSTE de fazer?Por exemplo,trabalhar com animais,curar pessoas,talvez trabalhar com plantas?Eu creio(posso estar errada) que trabalhar com uma coisa que você goste não vai alimentar o capitalismo,desde que seu trabalho seja honesto e você se sinta .
    feliz ao trabalhar.Você pode escolher qualquer coisa.Não é necessário dinheiro,mas o trabalho pode ser recompensador.
    Eu sei que você pode ficar triste com seus pais as vezes,mas lembre-se como era na época deles,sinta-se realmente no lugar deles..eles te amam,pode ter certeza.Meu pai é assim,minha mãe menos,mas ainda um pouco.Tenha esperança e lute,tudo vai ficar bem.
    Beijos,eu^^

    ResponderExcluir
  9. Ah e eu gosto muito do site.Esclareceu bastante minha cabeça sobre a meditação.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo ADFENO
    Penso no que seria fundar uma colônia independete. Mas me pergunto o que seria isso. Quer dizer, é uma grande ideia, mas sozinho seria impossível fazê-la. Que conhecimentos precisamos? Toda a física, toda a química, toda a biologia, matemática... Precisaríamos de conhecimentos em que áreas? Bom, eu sou novo ainda, mas tenho potencial pra adquirir diversos conhecimentos. Seria uma má ideia alimentarmos o capitalismo até que possamos ter dinheiro o bastante pra comprar uma terra nossa, e depois nos livrarmos do capitalismo semi-absolutamente? Tipo, sermos livres do capitalismo, mas usarmos para nos comunicar com os demais seres, como, comprar uma câmera para gravar e postar nossa vida na colônia. E como seriam as coisas? Todos trabalhariam para se sustentar, como nos bons e velhos tempos? Desenvolva sua ideia, estou interessado.

    Grato, DCJ

    ResponderExcluir
  11. A meditação nos auxilia muito para que possamos estabelecer nossos pensamentos sem perdermos o controle com mais frequência, ainda mais no Sistema atual em que vivemos. Parabéns pelo Post! Muito útil!

    ResponderExcluir
  12. Particularmente tive um crescimento pessoal muito grande visitando esse blog, entendi a infinidade do meu ser e a ligação com tudo o que me cerca. Sou fã assíduo das postagens e seria muito bom se todos pudessem ao menos ler um breve resumo de tudo que se encontra aqui.

    Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
  13. Paz e luz, irmãos!

    Parabéns pelo trabalho!

    E concordo, acho certíssimo, a verdadeira revolução ocorre no interior do indivíduo. (E me perdoe pela limitação da linguagem)

    Com a licença de todos, sem querer desrespeitar nenhum conhecimento ou o Osho, gostaria de reproduzir alguns trechos do Swami Sarvananda sobre a meditação, de seu livro, Androgonia (p. 85):

    "Meditar é quando o corpo, a mente, e a emoção se dirigem como potente holofote em direção ao Futuro, um futuro a escalar, a uma Meta maior. Precede a meditação um estado intenso de Aspiração, cultivado ao longo de muito tempo, acompanhado pela prática assídua da concentração (Dhârana).

    Para chegar ao estado de meditação, o homem precisa largar para atrás o passado, e com ele, todos os apegos, que são trava ao progresso interior, pelo menos temporariamente.

    Há um estado de "pré-meditação" - como eu o chamo-, e que consiste em a Consciência penetrar horizontalmente as causas/consequências de um fato vivido no aqui-agora, sem que a mente tri-dimensional tivesse tempo para intrometer-se, produzindo sem esforço um perceber-compreender-sem-comentar profundo e silencioso a realidade do fato."

    A meditação leva ao Samadhi, que entretanto, não é ainda a finalidade última, ligado, então, a uma Consciência Integral (daí que é tudo a ver com a questão de se libertar do sistema).

    Enfim, sem ousar sobrepor qualquer conhecimento. A prática pessoal e a "escalada" são os caminhos mais adequados para que cada um se decida e encontre seu caminho!

    Paz e luz, irmãos.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pela postagem.Explicou de forma correta realmente como é meditar, e considero que a meditação faz muito bem para a vida.E nesta parte de parar de pensar pode-se alcançar sentindo a energia vital que corre pelo corpo, e como diz Osho observando, ouvindo e sentindo.Assim alcxançamos coisas incriveis.

    ResponderExcluir
  15. 911 - http://movimentozeitgeist.com.br/
    salvation - https://www.youtube.com/watch?v=q4Qp-bEjZQc
    fé em um deus que exista!!

    ResponderExcluir
  16. adoro meditar, amo Osho.
    Obrigada pelo texto.

    ResponderExcluir
  17. Eu sempre achei que fosse uma pessoa paciente, mas hoje entendo que sou uma pessoa muito passiva que guardo tudo e expresso muito pouco. Por esse motivo, hoje, tenho vários problemas financeiros, físicos, psicológicos, tudo por não entender essa "virtude" que todos amam em mim. Reverter não é fácil, está sendo muito difícil, mas eu vou conseguir. Obrigado.

    ResponderExcluir
  18. eu tenho uma pergunta. Como vou saber que "eu estou aqui e agora" de forma mais profunda? pois eu sei que oq existe é somente o agora, passado sao memorias e futuro nao existe, mas nao sei se vivo o agora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A percepção do momento é a observação em si. É simplesmente ser. Você não precisa entender nada, nem "saber" nada.

      Excluir
  19. Olá caro amigo, vi nas postagens anteriores muitas referências a ou à Elite. O que é isso? Obrigado. Priscila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elite financeira, é um modo de dizer os ricos, eu não os considero "elite", mas é um termo popular para isso.

      Excluir
  20. Que legal, muito bom mesmo... estar me ajudando muito ��
    ass: Amanda

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...