Objetivo

Com o propósito de ir mais a fundo nas questões psicológicas, que ao meu ver é o que realmente faz a diferença, criei este outro blog: Evolução da Consciência
OBS: Não será postado nada novo neste blog, apenas no novo.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

O Fim da Internet Como Conhecemos? [SOPA, PIPA, ACTA]

O Congresso norte-americano pode votar a qualquer momento uma lei que vai afetar diretamente os quase um bilhão e meio de terraqueos com acesso à internet. Isto porque a lei vai limitar drasticamente o fluxo de imagens, sons e textos na Web a pretexto de proteger a cobrança de direitos autoriais por parte das indústrias da comunicação, cujo poderio econômico está ameaçado pela liberdade de troca de conteúdos na internet.
O projeto de lei tem repercussão mundial porque afeta, direta ou indiretamente, a maior parte do tráfego de mensagens, dados, imagens e sons que passa por servidores da Web localizados nos Estados Unidos e que terão que se submeter à legislação norte-americana, mesmo que usuários e conteúdos sejam de outros países


Nota: Se o projeto de lei SOPA(Stop Online Piracy Act – Lei para impedir a pirataria online)
for autorizado no Congresso americano, este daria liberdade ao governo dos EUA de desativar indefinidamente qualquer website global. Até perfis de redes sociais como Facebook, Tumblr, Twitter, Orkut, etc, qualquer pessoa que colocar qualquer conteudo que não tivesse sido autorizado pelo dono será processada pelo crime de violação de um copyright. Por exemplo, videos do YouTube que fazem montagens usando cenas de filmes seriam afetados junto com os usuarios que colocaram a imagem ou som a disposição. Até a Wikipédia seria afetada, seria literalmente o fim da era da livre distribuição de informação.
Dois estilos de fazer negócios que estão em conflito, e que no fundo estão vinculados a duas concepções diferentes de encarar a atividade criativa. O modelo tradicional prioriza a propriedade sobre a criatividade, enquanto a Web se baseia no livre fluxo de conteúdos para promover a diversificação de enfoques e a maior amplitude possível na recombinação de dados, fatos e informações.
Projetos como o SOPA, que segue a mesma linha do Protect IP aprovado pelo Senado norte-americano no início do ano, tem como principal objetivo proteger interesses estabelecidos contra o avanço da modernidade e da inovação. Tentam prolongar o passado contra o avanço do futuro.
O problema é que, sendo uma queda de braço entre a poderosa Motion Picture of America (Sindicato dos estúdios cinematográficos de Hollywood) e a não menos poderosa Google, os que podem acabar sendo mais afetados são os usuários da Web. Estes ficarão à mercê de interpretações produzidas por burocratas norte-americanos sobre iniciativas situadas a milhares de quilômetros de distância, em contextos totalmente ignorados pelos encarregados da aplicação da SOPA, caso ela seja aprovada.
A SOPA deve ser votada até o final do ano e conta com o apoio de organizações poderosas como a indústria farmacêutica, que teme perder o controle de patentes de medicamentos, e até de entidades que nada têm a ver com a propriedade intelectual, como a associação nacional de bombeiros voluntários, cujo medo é a perda do patrocinio de grandes empresas que lidam com direitos autorais.
Por outro lado, há uma enorme mobilização dos usuários da internet nos Estados Unidos e que chegam a quase 2/3 da população do país. É uma batalha política que não vai mudar os rumos da internet porque a rede é o grande motor da inovação na economia digital e a criatividade continua dependendo da intensidade da recombinação de conteúdos, viabilizada pelo livre fluxo de informações. Mas a SOPA pode retardar todo o processo de consolidação da economia digital.
O respeitado professor de Harvard Yochai Benkler, autor do livro The Wealth of Networks (A Riqueza das Redes – ainda não traduzido no Brasil) afirma que a cobrança de direitos autorais eleva o preço final de produtos baseados em capital intelectual e, consequentemente, reduz o fluxo de informações e a criativdade.
Mas o projeto de lei em tramitação na Câmara de Representantes dos Estados Unidos dá ao governo o poder de policiar a Web, muito além das leis que já protegem os direitos autorais, sob a alegação de que a pirataria causa prejuízos da ordem de 135 bilhões de dólares anuais às gravadoras, estúdios cinematográficos e editoras norte-americanas. É este aumento do poder de controle da Web que assusta também os movimentos de contestação política em todo mundo e provoca arrepios nos grupos de defensores da privacidade.



13 comentários:

  1. Penso que se isso se cocretizar, na prática a web ainda continuará fluindo como está.
    A diferença é que determinados sites noticiosos, blogs e fontes de mídias alternativas pontualmente e sempre serão "caçados".

    Alguns canais seriam agora perseguidos, as diversas entidades em "defesa desses direitos" agora estariam legitimadas para eliminar estes sites agora "criminosos".

    Me parece que o objetivo na verdade é esse, o de policiar com poderes efetivos as relações que possam tornar-se potenciais ameaças
    ao status quo. (vide os protestos na wallstreet).

    Por enquanto penso ser uma tentativa... mais um passo (em falso?) para se atingir esse estágio mais radical de governo global...

    Há um estratagema maior e bem arquitetado por trás... para que essa determinação se realize?
    Não estou conseguindo perceber... há mais "fatos" paralelos ou que irão acontecer para que esse situação "naturalmente" se concretize mesmo?A força não, acho que não vai...
    Não tenho certeza se será "bem sucedida" (espero que não).

    Se os demais constatarem que isso também vai interferir nas relações comerciais digitais que cresce exponencialmente, não vai passar, se passar...
    será desfeito ali na frente.

    ResponderExcluir
  2. A falha do seu raciocinio é que eles não pretendem parar por ai, e na verdade, se parar pra pensar, meu blog podera ser facilmente derrubado o mesmo serve pra varios se não todos.

    ResponderExcluir
  3. O que estão tentando fazer na prática acredito que não vai ter sustentação, A NÃO SER QUE HAJAM mais "fatos" ou que "estejam programados os tais" para acontecer e isso endosse essa censura na web.

    A web é e precisa ser caótica para funcionar.
    Toda a ideologia/idéia-viral/meme e até mentira/difamação depende da propagação pela web.

    A primeira campanha eleitoral totalmente virtual/viral, utilizando-se de diversos sites de relacionamento e canais informativos foi a do Obama.
    Entenda que Obama inspirou líderes políticos em todo o mundo, foi um marco, uma capanha utilizando-se dos blogs e todas as outras possibilidades digitais decisivamente à favor de um candidato/produto da mídia.
    E a mídia? Veja, a mídia precisa dessa "sopa" de canais "caóticos" até mesmo para disseminar "alienação e desinformação".

    Se por um lado os protestos organizados na wall street foram uma pedra no sapato dos poderosos, por outro lado as rebeliões nos países árabes em curso são uma grande arma contra "povos inimigos".

    Talvez seja possível uma internet controlada a exemplo da China que censura o que convém... Enfim não sabemos bem como isso está funcionando.
    Mas penso que isso é menos vantajoso para o ocidente (políticos/mídia/corporações) inibiria/fecharia canais/possibilidades de expansão/influência, fechariam também uma comunicação com as massas de incautos/desinformados/alienados...

    Acho até que existe mais blogs que desinformam do que pensam estar prestando. NÃO É o TEU CASO aliás teu perfil é minoria.
    Para o sistema quem sabe até seja interessante... tanta desinformação espalhada, tanto viajandão e teorias inventadas, distorcias ou pior, até verdadeiras (mas proferidas do blog "X " tornam-se desautorizadas e folclóricas).

    Essa é a internet que conhecemos, ela funciona tanto para o "nosso lado" como para "lado deles".

    ResponderExcluir
  4. Para complementar, NÃO estou com isso querendo dizer que "blog desinformante tem mais é que fechar mesmo"...
    como possa estar pensando.
    Mas é que tem muita gente se achando como ameaça ao sistema, quando na verdade trabalha para ele, é uma ferramenta dele sem saber.

    ResponderExcluir
  5. Fundador do Megaupload é preso e site sai do ar, grupos hackers anuncia Guerra Cibernética.

    22:56 - Segundo o próprio grupo hacker Anonymous, o site do FBI.org foi derrubado, porém, aqui no Brasil, ainda é possível acessar o site.

    22:37 - Grupo hacker derruba Warner Music Group, segundo a RT.com pelo twitter.

    22:25 - RT.com: Anonymous e simpatizantes estão travando um ataque ao site da Casa Branca depois de ter conseguido derrubar os sites do Departamento de Justiça, Universal Music Group, RIAA e Motion Picture Association of America.

    22:18 - FBI prendeu horas atrás o fundador do Megaupload, o site sai do ar e hackers anuncia Guerra Cibernética.

    (fonte: sempreguerra.blogspot.com/2012/01/plantao-guerra-cibernetica.html)

    - - - - - - -
    Agora na prática a censura já está acontecendo quando interessa.

    Neste caso do Megaupload (ainda sem a lei) podemos fazer um comparativo com o extinto Napster ( também sem a SOPA)...

    [O que estão tentando fazer na prática acredito que não vai ter sustentação, A NÃO SER QUE HAJAM mais "fatos" ou que "estejam programados os tais" para acontecer e isso endosse essa censura na web.]

    Amigo Liberdade... os fatos já estão falando e mais rápido do que achei.
    Nem tanto pelo o fechamento, coisa que acontecia antes sem a SOPA e está se repetindo agora.

    Mas a REPRESÁLIA/REPERCUSSÃO NEGATIVA E AUDAZ que se sucede, invasões e hackeamentos diversos, já não sabemos mais se isso é coisa integral de hacker ou tem "agentes" também derrubando sites por aí.

    Enfim isso será o combustível para uma internet fechada.
    Faço um mea culpa aqui, tenho que reconhecer que a partir daí a web pode "mudar como conhecemos"... mas ainda assim fica maquiada.

    Tenho curiosidade de saber (ainda sem SOPA) o que se passa ou o que vai se passar com sites bem peculiares como por ex o 4chan e o Wikileaks? Pois sites mais "amenos" sem SOPA já fecharam.
    4chan e WLeaks são exemplos da WEB CAÓTICA que gostamos... e estimados pelo sistema(?)

    ResponderExcluir
  6. Caro leitor.

    Por parte nosso amigo nº Zero tem razão, existem coisas caóticas na internet.

    Eis que eu estava assistindo uma conferência de Mikko Hypponen no site TED, e ele confirmou minha linha de pensamento sobre os Anonymous, eles são o combustível criado propositalmente pela Elite para implantar a regra de três e alimentar o crime cibernético: Ação, reação e solução.

    Eis que, como meus amigos sempre dizem: Não pode haver protesto sem que os participantes em si tenham um refúgio interno, sendo na mente ou, como alguns dos leitores aqui, no espirito.

    Além disso, protestos apenas aceleram os planos deles.

    Nota: Como os seres humanos esperam usufluir sabiamente da tecnologia se nem se quer usufluem e conhecem corretamente seu interior, origem e ligação com outros seres. Pobre Homo sapiens.

    Agora com relação ao assunto da postagem. Venho coletando o maior número de informações possíveis sobre os eventos relacionados a PIPA e a SOPA.

    Segundo minhas pesquisas, A PIPA e a SOPA, se aprovadas, quebrarão pelo menos duas leis ou direitos, as quais não citarei aqui (Não sou entregador de Fast Food.)

    Mas há também mais um coelho que eles poderão matar com essas leis, um coelho que vem roubando muitos usuários deles de tempos em tempos: A Free Software Foundation e a Open Source Foundation, tal como seus projetos, licenças e derivados como Creative Commons (Adoro esta em especial, gramde quantidade de traços culturais disponíveis gratuitamente são licenciados pela mesma,) Linux, Canonical, GNU, General Public License (GPL), Open Hardware e sua licença (OHPL) e muitos outros.

    Tanto é que existem boatos de que os fabricantes de peças de computador (Hardware) aceitaram um padrão criado por Bill Gates para inserir uma espécie de "vigia interno", comumente justificado pelo fato de oferecer segurança e proteção contra virus e programas desconhecidos. Este "vigia interno" fará tudo isso e muito mais, como por exemplo: Bloquear outro sistema operacional que não seja fabricado pela Apple, Microsoft ou Novell, assim valido também para programas. Ah, que bom, vou comprar um Intel Core "I8" com Windows 8 e dizer adeus aos virus e telas azuis! :(

    E ainda os apoiadores destas leis enchem suas bocas para dizer que elas combaterão a pirataria. A verdade é nua e crua: Pirataria não é combatida, nem mesmo esterminada, não há como.

    Um exemplo disso é o mais novo console da Sony, O famigerado PlayStation 3, enchiam a boca para dizer que não era possível "desbloqueá-lo", atualmente existem lugares desbloqueando estes consoles por R$ 100,00, com jogos instalados por R$ 10,00 cada.

    Segundo a Wikimedia Foundation, as leis foram adiadas para fevereiro, ao que parece a pressão funcionou, mas não podemos comemorar agora, precisamos nos manter firmes e prontos para defender nossos direitos.

    Att. ADFENO
    Tenha um bom dia.

    ResponderExcluir
  7. Devido ao limite de caracteres, eis a continuação de meu comentário:

    P. S:

    - Uma alternativa para o sistema WWW seria o Dot-BIT, mas este por sua vez está em fases iniciais e existem poucos sites.

    - A WikiLeaks não é inocente. Bem, disso todos nós sabemos, mas é bom deixar isso claro para os bem-vindos.

    - Alguns erros comuns de algumas pessoas:

    -- Culpar a internet como um todo. Horas, nós fazemos a nossa internet, se há algo de errado, deve ser na consciência do mal feitor em questão, o problema em geral é relacionado ao meio social de tal;

    -- Usar apenas a Wikipédia como fonte de informação;

    -- Culpar a Wikipédia (Criada pela Wikimedia Foundation) por conter informações duvidosas sobre alguns assuntos. Convenhamos: A Wikipédia é onde conhecimentos são compartilhados, e assim como compartilhamos uma música via P2P, nem sempre o conteúdo é livre de virus. Mas nós como bons conhecedores podemos ir até o site, criar uma conta, pesquisar detalhes e adicioná-los ao assunto em questão, pois a internet é livre - Como em liberdade.

    -- Usar o Altavista, Facebook, Google, Hotmail e Yahoo. Ah! Como é bom receber aquele e-mail tão esperado, bom mesmo seria se não existissem paredes olhando, ou bolhas filtrando nossas buscas na interne. Como dizia meu grande amigo: "Queres uma solução? Sugiro Ir conversar com os Dois Patos da lagoa."

    Gostou da frase? "Se precisar falar ao vivo e com mais segurança, sugiro Tagarelar com mais alguém, ou uma Conversação Retransmitida via Internet, de preferência uma rede com Nó Livre."

    Agora finalmente, terminei meu comentário. Puff... Puff...

    ResponderExcluir
  8. Adendo: Algo me dizia que não poderia ser tão simples.

    Pesquisando por imagens naturais no site deviantART (Em que algumas de suas obras são de licença Creative Commons), encontrei uma imagem feita por Magith1 ("STOP ACTA") que realmente despertou em mim o interesse em pesquisar sobre tal "ACTA", e ao que parece ela possui um nível de abrangência maior que PIPA e SOPA, digamos que as duas servem de "fachada" para esconder a implantação do verdadeiro plano (ACTA).

    Att. ADFENO
    Tenha um bom dia.

    ResponderExcluir
  9. Pois é, nao existe muito que podemos fazer, a realidade agora é focar no nosso interior.

    ResponderExcluir
  10. Liberdade, você ESTÁ FAZENDO a sua parte, tomando essa iniciativa de oportunizar um espaço para esse debate e demais reflexões.

    ResponderExcluir
  11. Obrigado man, é isso mesmo. Quem procurar vai achar hehehe
    Abraço.

    ResponderExcluir
  12. Concordo plenamente.

    Att. ADFENO
    Tenha um bom dia.

    ResponderExcluir
  13. É um absurdo, a verdade é que eles querem uma população calada, sem poder manifestar por coisa alguma, alias o que tem de mais movimento em questao de varios assuntos hoje em dia, sao esses blogs e sites que circulam a rede divulgando suas criticas e opinioes sobre a sociedade moderna e seus governos horripilantes ... o resultado é que ate a internet sofre neste mundo!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...